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O sensor de fase ido tipo hall, capta o sinal diretamente nos ressaltos presentes no eixo de comando. Em algumas situações o sensor está localizado na lateral do cabeçote, próximo à válvula termostática, em outras, está localizado também no cabeçote, mas próximo da pólia do comando de válvulas.

Uma das ferramentas mais importantes para isso são os esquemas elétricos. Esses esquemas são diagramas que mostram como os componentes estão conectados entre si e como a energia flui através do circuito. Com eles, podemos entender a lógica do circuito e descobrir possíveis falhas ou problemas em seu funcionamento.

Teste de tensão do sensor de fase (Simples)

  • Condição do teste: Multímetro na escala de tensão DC e chave de ignição ligada
  • Medição no pino: 1 Alimentação positiva
  • Valor: 5 volts

Teste de tensão do sensor de fase (Compartilhado)

  • Condição do teste: Multímetro na escala de tensão DC e chave de ignição ligada
  • Medição no pino: 3 Alimentação positiva
  • Valor: 5 volts

Perceba que o valor de 5 volts estará presente nos dois modelos de sensor de rotação, um sensor simples e outro que tem conexão intermediaria com o sensor de pressão, independente da marca, modelo ou ano do veículo, a partir do momento que se identifica que o sensor é do tipo Hall, o conceito de funcionamento e a tensão será a mesma.

A informação mais importante está no esquema elétrico, já que em alguns veículos a alimentação de 5 volts será compartilhada entre o sensor de fase e o sensor de pressão absoluta e temperatura do ar de admissão.

Teste de sinal do sensor de fase (simples) utilizando um osciloscópio:

  • Condição do teste: Osciloscópio e veículo ligado
  • Medição no pino: 3 sinal
  • Valor: Oscilograma conforme a imagem

O efeito Hall faz com que uma voltagem seja gerada perpendicularmente à corrente elétrica e ao campo magnético aplicado. O conceito de funcionamento do Sensor de Fase e o Sensor de Rotação Hall (você pode ver os testes aqui) são idênticos e devem sempre indicar os mesmos valores nos testes.

O sensor Hall é composto por um material semicondutor, que é colocado em um campo magnético. Quando uma corrente elétrica é aplicada ao material, o efeito Hall faz com que uma voltagem seja gerada perpendicularmente ao campo magnético e à corrente elétrica. Essa voltagem é proporcional à intensidade do campo magnético aplicado.

Ao analisar um esquema elétrico, é possível compreender a função de cada componente e como ele afeta o circuito na totalidade. Isso torna desnecessária a utilização de uma tabela de valores de testes, uma vez que a análise do esquema elétrico é suficiente para identificar possíveis problemas no circuito.

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