O sensor de fase ido tipo hall, capta o sinal diretamente nos ressaltos presentes no eixo de comando. Em algumas situações o sensor está localizado na lateral do cabeçote, próximo à válvula termostática, em outras, está localizado também no cabeçote, mas próximo da pólia do comando de válvulas.
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/03/Imagem-1-Foto-do-Sensor-de-Fase.png)
Uma das ferramentas mais importantes para isso são os esquemas elétricos. Esses esquemas são diagramas que mostram como os componentes estão conectados entre si e como a energia flui através do circuito. Com eles, podemos entender a lógica do circuito e descobrir possíveis falhas ou problemas em seu funcionamento.
Teste de tensão do sensor de fase (Simples)
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/03/Imagem-1-Diagrama-Sensor-de-Fase.png)
- Condição do teste: Multímetro na escala de tensão DC e chave de ignição ligada
- Medição no pino: 1 Alimentação positiva
- Valor: 5 volts
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/03/Imagem-2-Teste-de-Tensao.png)
Teste de tensão do sensor de fase (Compartilhado)
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/03/Imagem-2-Sensor-de-Fase-Conectado.png)
- Condição do teste: Multímetro na escala de tensão DC e chave de ignição ligada
- Medição no pino: 3 Alimentação positiva
- Valor: 5 volts
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/03/image.png)
Perceba que o valor de 5 volts estará presente nos dois modelos de sensor de rotação, um sensor simples e outro que tem conexão intermediaria com o sensor de pressão, independente da marca, modelo ou ano do veículo, a partir do momento que se identifica que o sensor é do tipo Hall, o conceito de funcionamento e a tensão será a mesma.
A informação mais importante está no esquema elétrico, já que em alguns veículos a alimentação de 5 volts será compartilhada entre o sensor de fase e o sensor de pressão absoluta e temperatura do ar de admissão.
Teste de sinal do sensor de fase (simples) utilizando um osciloscópio:
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/03/image-1.png)
- Condição do teste: Osciloscópio e veículo ligado
- Medição no pino: 3 sinal
- Valor: Oscilograma conforme a imagem
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/03/image-2.png)
O efeito Hall faz com que uma voltagem seja gerada perpendicularmente à corrente elétrica e ao campo magnético aplicado. O conceito de funcionamento do Sensor de Fase e o Sensor de Rotação Hall (você pode ver os testes aqui) são idênticos e devem sempre indicar os mesmos valores nos testes.
O sensor Hall é composto por um material semicondutor, que é colocado em um campo magnético. Quando uma corrente elétrica é aplicada ao material, o efeito Hall faz com que uma voltagem seja gerada perpendicularmente ao campo magnético e à corrente elétrica. Essa voltagem é proporcional à intensidade do campo magnético aplicado.
Ao analisar um esquema elétrico, é possível compreender a função de cada componente e como ele afeta o circuito na totalidade. Isso torna desnecessária a utilização de uma tabela de valores de testes, uma vez que a análise do esquema elétrico é suficiente para identificar possíveis problemas no circuito.