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Sensor de Rotação tem por finalidade gerar o sinal de rotação do motor e a posição da árvore de manivelas, informando-o à Unidade de Comando Eletrônico (UCE).

Resumindo: O mau funcionamento do Sensor de Rotação pode afetar informação importante para o funcionamento correto do motor.

Os componentes eletrônicos são peças fundamentais em qualquer circuito eletrônico, e compreender seu funcionamento é essencial para qualquer profissional. Mas como podemos entender como esses componentes funcionam?

Uma das ferramentas mais importantes para isso são os esquemas elétricos. Esses esquemas são diagramas que mostram como os componentes estão conectados entre si e como a energia flui através do circuito. Com eles, podemos entender a lógica do circuito e descobrir possíveis falhas ou problemas em seu funcionamento.

Teste de tensão do sensor de rotação:

  • Condição do teste: Multímetro na escala de tensão DC e chave de ignição ligada
  • Medição no pino: 3 do sensor ou 40 do conector B da UCE
  • Valor: 5 volts

Perceba que o valor de 5 volts estará presente em praticamente todos os sensores de rotação, independente da marca, modelo ou ano do veículo, a partir do momento que se identifica que o sensor é do tipo Hall, o conceito de funcionamento e a tensão será a mesma.

Teste de sinal do sensor de rotação utilizando um osciloscópio:

  • Condição do teste: Osciloscópio e veículo ligado
  • Medição no pino: 1 do sensor ou 12 do conector B da UCE
  • Valor: Oscilograma conforme a imagem.

Os componentes elétricos são peças fundamentais na construção de circuitos eletrônicos. Cada um deles possui uma função específica e trabalha em conjunto para o circuito funcionar corretamente.

Ao analisar um esquema elétrico, é possível compreender a função de cada componente e como ele afeta o circuito na totalidade. Isso torna desnecessária a utilização de uma tabela de valores de testes, uma vez que a análise do esquema elétrico é suficiente para identificar possíveis problemas no circuito.

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