Veículos:
- Marca:
Citroen, Fiat, Peugeot; - Modelo:
Boxer, Ducato, Jumper - Sistema: Injeção Eletrônica;
- Motor: F1A 2.3 16V
Detalhes iniciais:
- Motor apaga em marcha lenta.
- Sem registros de falha na memória da ECU.
Diagnóstico:
Em partidas insistentes sem sucesso, pode ocorrer o registro de falha no sensor de rotação, mesmo sem haver defeito no sensor, isso pode gerar diagnósticos errados. (caso queira aprender a diagnosticar um sensor de rotação de maneira certa, clique aqui)
Causa:
Obstrução do pré-filtro do pescador de combustível no interior do tanque devido à formação de sedimentos ou oxidação causadas por presença de água no tanque, ou no combustível parado por longos períodos.
Analises:
Observa-se a incidência desse defeito inclusive em veículos com baixíssima quilometragem.
Caso o veículo fique parado sem uso por longos períodos com tanque de combustível vazio, o correra condensação da água existem no ar do interior do tanque de combustível, a água escorre-se pelas paredes do tanque e acumula na parte inferior, tendo como consequência a oxidação dos elementos em contato com água.
A presença de água causa a oxidação e pode comprometer os filtros de combustível até mesmo atingir a bomba de alta pressão.
Outro problema é a formação de sedimentos que aumenta quando veículo fica com combustível parado no tanque por mais de 15 dias.
Solução encontrada:
- O óleo diesel recomendado para esse modelo é o S10 ou S50. Existe uma indicação do diesel recomendado nas etiquetas localizadas no pára-brisas e na portinhola de abastecimento do tanque.
DICA EXTRA:
Dessa forma, aproveite um presente especial da Oficina Conectada e garanta o treinamento completo do EURO 5 – Sistema DPF, EGR e SCR.
O curso mostra informações, dicas e processos essenciais para um bom entendimento e manutenção nos sistemas de pós-tratamento de gases, que atendem à norma Euro 5 (Proconve P7 – L6 no Brasil).
Duração de Curso: 70 minutos.
Manual técnico: 85 páginas.
- Normas Euro e Proconce
- Evolução do óleo diesel
- Principais poluentes provocados por motores a diesel.
- Estratégias de redução de uso de motores diesel
- Processo de acúmulo e regeneração em relação à carga de fuligem.