Aquecido pelo motor, o combustível pode vaporizar-se formando bolsões de vapores que produzem distúrbios na injeção ou mistura. As consequências são:
- Perda de potência.
 - Apagamento do motor.
 - Dificuldades de partida quando quente.
 
Este efeito é comum em muitos veículos, por um curto período após o desligamento do motor o combustível parado no distribuidor e válvulas de injeção é superaquecido pelo calor propagado do motor, veja o gráfico.

Esse tipo de problema é comum em veículos mais antigos, quando a tecnologia da injeção eletrônica era ainda rudimentar. Porém, pode acontecer em veículos mais novos com situações extremas de defeitos mecânicos e eletrônicos.
Falhas no sinal do sensor de temperatura do motor ou circuito em curto.

| Temperatura | Resistência | Tensão | 
|---|---|---|
| 0 | 5518 | 4,21 | 
| 10 | 3585 | 3,88 | 
| 20 | 2398 | 3,55 | 
| 30 | 1647 | 3,08 | 
| 40 | 1159 | 2,65 | 
| 50 | 834 | 2,24 | 
| 60 | 611 | 1,86 | 
| 70 | 457 | 1,54 | 
| 80 | 347 | 1,26 | 
| 90 | 267 | 1,03 | 
| 100 | 209 | 0,84 | 
| 110 | 166 | 0,69 | 
| 120 | 133 | 0,57 | 
Válvulas de injeção com falta de estanqueidade, gotejando ou com fuga de combustível.

| Terminais | Resistência | |
|---|---|---|
| Injetor 1 + 2 | A17 e A04 | 22 a 27 | 
| Injetor 1 + 3 | A17 e A02 | 22 a 27 | 
| Injetor 1 + 4 | A17 e A19 | 22 a 27 | 
| Injetor + bobina | A17 e bobina (2) | 11 a 13,5 | 
Atualmente o módulo de injeção permite introduzir métodos para suplantar este efeito, como o aumento do tempo de injeção apoiado aos recursos do power latch, acionamento da bomba e injetores ao abrir o carro ou ligar a chave de ignição e aumento da pressão de combustível durante a partida. 
O combustível quando não é de boa qualidade pode alterar como funciona o motor. Em altas temperaturas, o motor pode falhar, e nem sequer funcionar quando o combustível é muito ruim e chega a uma certa temperatura.
Se o motor gira mais livremente do que quando está quente, indicando compressão muito menor, verifique o torque dos parafusos do cabeçote.
O cabeçote também deve ser verificado para possíveis rachaduras e vazamentos (o clássico problema de junta queimada). Selos do cabeçote devem ser verificados para vazamentos, e todos devem ser corrigidos apropriadamente, para que o veículo possa funcionar.
Ficou alguma dúvida? Não conseguiu resolver o problema com as sugestões que colocamos aqui no artigo? Deixe sua pergunta aqui nos comentários, que ajudaremos!
				
				
				
				
				
									
									
									
									