Dark Light

Motores de ciclo Otto injetados frequentemente apresentam falhas relacionadas com o enriquecimento da mistura.

Um diagnóstico dos componentes, potenciais causadores desta deficiência, certamente indicarão as medidas a serem tomadas para eliminar o mau funcionamento.

A seguir temos uma lista dos elementos que devem ser investigados:

Medidor de massa de ar, MAP ou medidor de fluxo de ar com defeito.

Afetados pela carbonização, óleo proveniente do blow by, poeira ou danos no componente, afeta a medição da carga do motor e consequentemente a mistura ar/combustível.


Sensor de temperatura defeituoso ou mal contato nas suas conexões.

O tempo de injeção pode aumentar drasticamente por uma falha de contato ou tolerância inadequada na resistência do componente, porém leve em conta também as deficiências do sistema de arrefecimento.

Exemplo do Diagrama Elétrico dos Sensores de Temperatura


Sonda Lambda defeituosa

Lembre-se, o sinal da sonda é influenciado por outras falhas como: entrada falsa de ar no coletor de escape ou admissão, mal contato nos conectores, aquecimento da sonda, condição geral do sistema e motor. Portanto, faça uma avaliação geral antes de substituir a sonda.

Exemplo do Diagrama Elétrico das Sondas Lambdas Pré e Pós


Pressão de combustível alta

A pressão alta é geralmente causada pelo entupimento da mangueira de retorno ou regulador defeituoso, desajustado, aplicação errada.

Exemplo de Pinout Gráfico do Injetor de Combustível:


Injetor de Combustível

Teste 1 – Remova o tubo distribuidor sem desmontar os injetores. Com o sistema de combustível pressurizado observe a estanqueidade dos injetores por cerca de um minuto. Caso haja falha, faça a manutenção das válvulas com um equipamento de ultrassom, se persistir o defeito substitua a válvula.

Teste 2 – Confira a aplicação, teste a vazão da válvula com um equipamento apropriado.

Exemplo de Diagrama Elétrico do Injetor de Combustível

Exemplo de Pinout Gráfico do Injetor de Combustível:


Entrada falsa de ar no coletor

Isto provoca uma adaptação distorcendo a relação da mistura. Verifique as mangueiras, conexões e demais componentes ligados ao coletor como: válvulas do canister, EGR, da partida a frio, etc.


Falha de ignição

Vela, bobina, cabo de ignição defeituosos também provocam adaptação irregular da mistura.  O funcionamento do motor com mistura rica tende a carbonizar e acentuar a formação de fuligens nas velas. Portanto, seja cauteloso ao determinar se é a vela a causadora da falha ou a sua inoperância é causada por outros elementos como: baixa combustão, ponto de ignição inadequado, sistema de arrefecimento, e outros aqui citados.

Exemplo do Diagrama Elétrico da Bobina de Ignição

Exemplo de Pinout Gráfico da Bobina de Ignição


Defeito do motor.

Um exame das velas e do vácuo no coletor dará uma impressão geral sobre as condições de funcionamento do motor, porém não deixe de verificar a compressão e vazamento de cilindro, correia dentada, sistema de arrefecimento do motor.


Mal contato das conexões massas da unidade de comando

Esta falha é bastante comum e pode alterar o acionamento do injetor, a carga da bobina de ignição, sinal da sonda lambda, etc. Revise e teste todas as conexões a massa. Limpe as superfícies de contatos e reaperte os parafusos.

Exemplo de uma conexão de massa no diagrama elétrico

Qualidade de combustível.

Teste o combustível e se necessário esgote o tanque e reabasteça com combustível normalizado.

Verifique também a tensão de alimentação da unidade de comando e dos sensores. Tensão baixa provoca distorções nos sinais e no funcionamento dos atuadores.

Regulador de pressão VW-Polo
Regulador de pressão VW-Polo

Todas as vezes que ocorrerem defeitos como estes o combustível não queimado acumula no óleo do cárter, e se vaporiza ao aquecer o motor.

Aspirados em excesso através da mangueira de respiro, conhecida como blow by, enriquece a mistura e faz o motor falhar.

Neste caso é conveniente desconectar a mangueira do blow by no coletor (não se esqueça de colocar um tampão no orifício deixado no coletor) durante o diagnóstico e após eliminar a falha troque o óleo do motor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre diagramas elétricos, sincronismo do motor, torques de aperto e oscilogramas, caixas de fusíveis e muito mais.

Mais de 4.000 oficinas já são parceiras e ganham destaque no mercado. Seja o próximo!

Total
0
Share