Dark Light

Aquecido pelo motor, o combustível pode vaporizar-se formando bolsões de vapores que produzem distúrbios na injeção ou mistura. As consequências são:

  1. Perda de potência.
  2. Apagamento do motor.
  3. Dificuldades de partida quando quente.

Este efeito é comum em muitos veículos, por um curto período após o desligamento do motor o combustível parado no distribuidor e válvulas de injeção é superaquecido pelo calor propagado do motor, veja o gráfico.

Esse tipo de problema é comum em veículos mais antigos, quando a tecnologia da injeção eletrônica era ainda rudimentar. Porém, pode acontecer em veículos mais novos com situações extremas de defeitos mecânicos e eletrônicos.

Falhas no sinal do sensor de temperatura do motor ou circuito em curto.

Exemplo do sensor de temperatura
TemperaturaResistênciaTensão
055184,21
1035853,88
2023983,55
3016473,08
4011592,65
508342,24
606111,86
704571,54
803471,26
902671,03
1002090,84
1101660,69
1201330,57
Valores de referência, podem mudar de veículo.

Válvulas de injeção com falta de estanqueidade, gotejando ou com fuga de combustível.

TerminaisResistência
Injetor 1 + 2A17 e A0422 a 27
Injetor 1 + 3A17 e A0222 a 27
Injetor 1 + 4A17 e A1922 a 27
Injetor + bobinaA17 e bobina (2) 11 a 13,5
Valores de referência, podem mudar de veículo.

Atualmente o módulo de injeção permite introduzir métodos para suplantar este efeito, como o aumento do tempo de injeção apoiado aos recursos do power latch, acionamento da bomba e injetores ao abrir o carro ou ligar a chave de ignição e aumento da pressão de combustível durante a partida.

O combustível quando não é de boa qualidade pode alterar como funciona o motor. Em altas temperaturas, o motor pode falhar, e nem sequer funcionar quando o combustível é muito ruim e chega a uma certa temperatura.

Se o motor gira mais livremente do que quando está quente, indicando compressão muito menor, verifique o torque dos parafusos do cabeçote.

O cabeçote também deve ser verificado para possíveis rachaduras e vazamentos (o clássico problema de junta queimada). Selos do cabeçote devem ser verificados para vazamentos, e todos devem ser corrigidos apropriadamente, para que o veículo possa funcionar.

Ficou alguma dúvida? Não conseguiu resolver o problema com as sugestões que colocamos aqui no artigo? Deixe sua pergunta aqui nos comentários, que ajudaremos!

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