Dark Light

Problema: Luz da Injeção acessa no painel e perda do controle da aceleração.

Retorno do Scanner:

P1120 – Sensor de Posição de Borboleta de aceleração (Pista 2).
P0571 – Falha no circuito do interruptor do pedal do freio.
P1687 – Interrupção de aprendizado da posição da borboleta de aceleração.

Diagnóstico utilizando o Diagrama Elétrico:

P1120 – Sensor de Posição de Borboleta de aceleração (Pista 2).

Analisando o Sensor de Borboleta.

  1. Veja que nos terminais B05 e B21 existe um compartilhamento dos terminais negativos e tensão de referência do sensor de posição de borboleta com o circuito do sensor de fase, é importante considerar curto-circuito em um dos dois sensores, isso pode interferir no funcionamento um do outro.
  2. Os terminais B62 e B61 correspondem respectivamente a 3 e 5 no conector do corpo de borboleta são referentes ao controle do atuador borboleta. O motor elétrico é alimentado pela ECU com um comando PWM na frequência de 1KHz a uma tensão nominal de 12v (Vbat).
  3. Os terminais B02 para pista 1 e B03 para pista 2 do sensor de posição da borboleta devem ter um comportamento conforme o gráfico abaixo:

Causa do problema identificado:

Em relação ao código P0571 o defeito foi solucionado com a troca do interruptor do pedal de freio. A luz permaneceu acesa e os códigos P0571 e P1687 permaneciam.

Realizado a aprendizagem da posição da borboleta de aceleração e reset dos parâmetros auto adaptativos com o scanner Marelli ainda assim o problema persistiu.

Solução:

Removemos e desmontamos o conjunto do corpo de borboleta e ao analisar as ligações entre o circuito impresso e os terminais que ligam ao conector foi constatado haver uma ruptura no fio “capilar” correspondente a pista 2 do sensor de posição da borboleta.

Apesar de o fio capilar ser fixo ao terminal por fusão, a fixação foi feita por solda em estanho e o defeito sanado.

A luz da injeção apagou imediatamente e o controle da aceleração reestabelecida.

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