Dark Light

Veículos:

  • Marca: Ford
  • Modelo: Fiesta
  • Sistema: Arrefecimento
  • Motor: 1.6 e 1.0 Zetec Rocam

Detalhes iniciais:

  • Motor com superaquecimento;

Diagnóstico:

Retorno do scanner: Falha no circuito da válvula termostática com aquecimento controlado eletronicamente.

Causa:

A falha do circuito do aquecedor da válvula termostática só foi resolvida com a aplicação de uma peça original, porém o superaquecimento persistia.

Nota importante: Não retirar a válvula termostática, isso afetará o funcionamento do sistema de arrefecimento e da injeção eletrônica.

Verificações importantes:

O cabeçote não ter a altura comprometida por retíficas.

A mangueira de retorno do reservatório de expansão te uma bucha calibrada que costuma entupir devido à oxidação e causar aquecimento do motor.

O reservatório de expansão costuma apresentar trincas e vazamentos e a tampa deve ser testa quanto à válvula de alívio que tem que reter pelo menos 1 bar de pressão. O radiador deve estar limpo e sem obstruções.

Testes utilizando o diagrama elétrico:

Medida de Tensão e Resistência:

  • Unidade de controle do motor conectada;
  • Sensor de temperatura conectado;
  • Chave de ignição;


Meça a tensão entre os dois fios do sensor de temperatura introduzindo uma agulha pela parte traseira do conector do sensor, ou do conector da unidade de comando, ou utilize um chicote adaptador. No sensor utilize os terminais 1 e 2, já na unidade de comando utilize os correspondentes 54 e 62.

Soluções encontradas:

O teste no sensor de temperatura é extremamente importante, caso encontre falhas no sensor, efetuar a troca, e refazer o teste de resistência e tensão.

Avaliar a alimentação e funcionamento correto dos fusíveis F02, F25i, além do Relé do Eletroventilador.

Caso todos os componentes eletrônicos estejam funcionamento de maneira correta, efetuar o seguinte procedimento de sangria do sistema de arrefecimento:

A sangria deve ser feita pela própria mangueira que entra para o sistema de ar quente e com o sistema de ar quente ligado, para que a água circule, dessa forma fica mais fácil remover o ar desse sistema.

É possível perceber que a água está circulando no momento em que a mangueira de inferior esquenta. Caixa onde fica alojada a válvula termostática está ligada ao cabeçote onde entra e sai água por duas mangueiras, a válvula termostática está ligada diretamente a mangueira “maior”.

Caso o sistema não seja sangrado corretamente, a mangueira inferior não se aquecerá.

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