Dark Light

Os motores a combustão interna refrigerados a água requerem o monitoramento e controle da temperatura do líquido de arrefecimento para evitar danos ao motor e economizar combustível.

O controle e monitoramento da temperatura foram aprimorados ao longo dos anos, e o valor é mostrado no medidor do painel de instrumentos. As altas temperaturas podem danificar o motor, enquanto as temperaturas baixas podem aumentar o consumo de combustível e gerar falhas na lubrificação.

Módulo do eletro ventilador

O módulo do eletro ventilador controla a velocidade do eletro ventilador do radiador segundo a necessidade de arrefecimento do motor, utilizando sinal PWM enviado pela UCE do motor. O Fiat Argo 1.0 Firefly 3 Cilindros é um exemplo de veículo que utiliza esse tipo de acionamento.

A Unidade de Controle Eletrônico (UCE) adota estratégias para retirar o calor do motor em situações de emergência, como a modificação do tempo de injeção e avanço de ignição. É importante lembrar que essas ações são realizadas somente quando a UCE detecta uma necessidade urgente de resfriamento do motor.

O eletroventilador do radiador é utilizado para diminuir a temperatura do líquido de arrefecimento do motor e é controlado pela unidade de comando do motor.

Anteriormente, o acionamento do eletro ventilador era feito por um interruptor térmico, mas agora é controlado pela UCE do motor. Veículos com ar-condicionado geralmente têm dois relés de acionamento do eletro ventilador para a velocidade baixa e alta, e utilizam um Sensor de Temperatura da Água de dois fios. Sempre verifique os diagramas elétricos específicos do veículo antes de realizar reparos.

Sensores de temperatura, como o Sensor CTS, são geralmente fabricados com um material chamado Termistor NTC (Negative Temperature Coefficient), que tem a característica de ter um coeficiente de temperatura negativo.

A vantagem desse tipo de termistor é que sua resistência interna é inversamente proporcional à temperatura, permitindo que a UCE converta a temperatura medida em uma tensão elétrica por meio de um circuito divisor de tensão. Quanto maior a temperatura, menor a resistência, e vice-versa.

Temos uma matéria explicando como é o diagnóstico e o teste de funcionamento do sensor de temperatura, clique aqui ou na imagem abaixo:

Conhecer a importância do Sensor CTS é fundamental, já que sua falha ou falta de sinal enviado à UCE do motor pode gerar diversos sintomas. Abaixo listamos os principais:

  • Variação anormal na temperatura no painel;
  • Aumento no consumo de combustível;
  • Dificuldades na partida a frio;
  • Eletroventilador do radiador não liga;
  • Superaquecimento do motor.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre diagramas elétricos, sincronismo do motor, torques de aperto e oscilogramas, caixas de fusíveis e muito mais.

Mais de 4.000 oficinas já são parceiras e ganham destaque no mercado. Seja o próximo!

Total
0
Share