Veículo:
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/kisspng-fiat-linea-fiat-automobiles-fiat-albea-fiat-dobl-various-models-5b4e4a870a5a13.5545468615318575430424.png)
Marca: Fiat;
Modelo: Linea
Sistema: Injeção Eletrônica;
Fabricante: Magneti Marelli;
Versão: IAW 4DF;
Detalhes iniciais:
Luz da Injeção acesa e motor com falhas;
Código de falha: P0351 — Ignição Primária/Secundária – Bobina A – Sinal Baixo.
Para entender mais sobre códigos de falhas, leia esse material que explica melhor sobre os códigos DTCs.
Sintomas:
Cliente possui um Fiat Linea, motor 1.9, com módulo de injeção Magneti Marelli IAW 4DF, está enfrentando dificuldades ao ligar o veículo. Ele percebe que o motor está funcionando irregularmente e que há uma perda de potência significativa durante a aceleração.
Diagnóstico:
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/05/Bobina-de-Ignicao.png)
Primeiro, o técnico desconecta o cabo da vela de ignição e mede a resistência primária da bobina utilizando um multímetro:
A localização da bobina de ignição no Fiat Linea está fixada ao cabeçote na parte traseira do motor.
- Teste de resistência nos terminais 70 e 73 do módulo de injeção: 1,1 a 1,3 Ω
- Teste de resistência nos terminais 70 e 79 (bobina + injetor 1): 15,2 a 16,8 Ω
- Teste de resistência nos terminais 73 e 79 (bobina + injetor 1): 15,2 a 16,8 Ω
Um teste de integridade também foi feita no fusível F22, proveniente do relé principal T09.
Problema encontrado:
Diante desses resultados, o técnico conclui que a bobina de ignição do está com mau funcionamento. Essa falha na bobina está causando problemas na combustão, resultando em dificuldades de partida, motor irregular e perda de potência durante a aceleração.
Solução encontrada:
Após a substituição da bobina, o técnico realiza um teste de faísca para confirmar o correto funcionamento e verifica se o problema foi resolvido.