Dark Light

A tomada de diagnóstico automotiva é uma interface eletrônica padrão que permite a comunicação entre um veículo e um equipamento de diagnóstico, em sua maioria o scanner ou equipamento de diagnóstico paralelo.

Para entender mais sobre códigos de falhas, leia esse material que explica melhor sobre os códigos DTCs.

Cada módulo eletrônico pode ter sua própria linguagem de comunicação e protocolo de comunicação, o que significa que o equipamento de diagnóstico deve ser capaz de se comunicar com todos os módulos para obter uma visão completa do estado do veículo. Isso pode ser feito usando uma variedade de protocolos de comunicação, como o CAN (Control Area Network), o J1850, o ISO9141, entre outros.

Para investigar falhas nos sistemas de comunicação em rede o reparador necessita ter acesso a informações de ‘como esses elementos estão conectados entre si’.

Em 2014, o Diagweb desenvolveu uma ferramenta exclusiva, o Pinout Gráfico Interativo. Através do Pinout Gráfico é possível identificar as ligações detalhadas desde a tomada de diagnóstico passando por todos os módulos de controle.

Analisaremos a tomada diagnose e as conexões intermediarias via REDE CAN utilizadas no Renault Authentique 1.0 12v 2020.

Diagrama parcial do Renault Sandero
Diagrama parcial do Renault Sandero

Agora, no Diagweb, podemos gerar o Pinout Gráfico da Tomada Diagnose, uma espécie de “diagrama elétrico” do conector da tomada diagnose.

O Pinout Gráfico é composto por um retângulo estreito vertical de cor azul que identifica o componente ou conector escolhido (no caso acima, é o componente “Tomada Diagnose” retirado do diagrama de injeção eletrônica).

À direita estão todas as ligações identificadas, se houver mais de um conector em um componente os pinos serão diferenciados por um prefixo de letras sequencial.

Daremos um zoom em dos pinos de conexão da REDE CAN, os pinos 06 ou 14:

Se o Pinout gráfico mostra visualmente todos os caminho de todos os circuitos que compõe um conector elétrico, ilustrando as junções e trocas de chicotes, fica muito fácil, por exemplo, buscar por uma falha de comunicação entre o scanner e um módulo de controle.

No exemplo do Renault Authentique 1.0 12v 2020 existem módulos de comando, que estão ligados em paralelo e em série de comunicação.

É extremamente fácil identificar o que se encontra em série e o que se encontra em paralelo e montar uma estratégia para a busca do porquê determinado sinal não chega até o destino esperado.

Isso vale para uma perda de comunicação do scanner com algum módulo, para avaliação da integridade da própria REDE CAN.

O Pinout Gráfico Interativo é uma solução inovadora e imprescindível quando avaliamos a
quantidade de fios que existem em um automóvel moderno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre diagramas elétricos, sincronismo do motor, torques de aperto e oscilogramas, caixas de fusíveis e muito mais.

Mais de 4.000 oficinas já são parceiras e ganham destaque no mercado. Seja o próximo!

Total
0
Share