Dark Light

A principal diferença dos câmbios robotizados e automatizados na prática é que o automático utiliza conversor de torque e o automatizado possui um sistema que faz as trocas de marchas automaticamente sobre uma caixa originalmente projetada para trocas manuais.

Montadora: Volkswagen
Veículos: Gol, Fox, Crossfox, Spacefox e Voyage.

Recebemos alguns questionamentos a respeito do código P0807 gerado pelo sistema I-Motion.

O código está relacionado ao Sensor de Posição da Embreagem. Esse sensor é do tipo PLCD, portanto, necessita de interferência magnética para o seu correto funcionamento.

A interferência é gerada por um ímã localizado no interior do atuador hidráulico. Sem esse componente, o sistema não funciona.

Observando que está havendo a aplicação incorreta dos atuadores, ou seja, apesar de alguns terem a mesma aparência externa (inclusive com os furos para a fixação do sensor), internamente não o são, pois lhes falta o ímã.

Assim sendo, no momento em que o atuador é substituído fazendo o uso da peça errada, o sistema passa a não funcionar e gera o código P0807 e o valor referente à posição da embreagem costuma ficar em 1591.

DICA: como o atuador correto deve possuir um ímã interno, basta aproximar uma lâmina fina, perto da região de fixação, do atuador e verificar se a mesma é atraída. Caso isso ocorra, a peça é a correta para a aplicação no sistema I-Motion. Caso contrário, ela NÃO deverá utilizada, pois se trata de um componente aplicado no sistema NÃO automatizado.

Agradecimentos ao Hélio Czerny por disponibilizar seu conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Encontre diagramas elétricos, sincronismo do motor, torques de aperto e oscilogramas, caixas de fusíveis e muito mais.

Mais de 4.000 oficinas já são parceiras e ganham destaque no mercado. Seja o próximo!

Total
0
Share