![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/06/kisspng-volkswagen-fox-volkswagen-suran-volkswagen-jetta-v-comprar-novo-volkswagen-spacefox-em-blumenau-brus-5b6896f210c7d9.4115418615335810420688.png)
Veículos:
- Marca:
Volkswagen - Modelo:
Gol, Voyage, Fox, CrossFox e SpaceFox - Sistema: Transmissão;
- Motor: 1.6 8V L4 CCRA Flex
Detalhes iniciais:
- Código de Falha P0807
Diagnóstico:
Tal código está relacionado ao sensor de posição da embreagem. Esse sensor é do tipo PLCD e, portanto, necessita de interferência magnética para o seu correto funcionamento.
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/06/dica-Helio-Czerny-3-Sensor-PLCD-660x413-1.png)
Essa interferência é gerada por um imã que está localizado no interior do atuador hidráulico. Sem ele, o sistema não funciona.
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/06/dica-Helio-Czerny-3-Ima-660x268-1.png)
Pois bem, observamos que está havendo a aplicação incorreta dos atuadores, ou seja, apesar de alguns terem a mesma aparência externa (inclusive com os furos para a fixação do sensor), internamente não o são, pois lhes falta o imã.
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/06/dica-Helio-Czerny-3-Furo-de-Fixacao-660x447-1.png)
Assim sendo, no momento em que o atuador é substituído fazendo o uso da peça errada, o sistema passa a não funcionar e gera o código P0807 e o valor referente à posição da embreagem costuma ficar em 1591.
![](https://www.oficinaconectada.com.br/blog/wp-content/uploads/2022/06/dica-Helio-Czerny-3-Lamina-660x458-1.png)
DICA: como o atuador correto deve possuir um imã interno, basta aproximar uma lâmina fina, perto da região de fixação, do atuador e verificar se a mesma é atraída. Caso isso ocorra, a peça é a correta para a aplicação no sistema I-Motion. Caso contrário, ela NÃO deverá utilizada pois trata-se de um componente aplicado no sistema NÃO automatizado.