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Start-Stop do Fiat Argo ou Fiat Cronos inoperante, falhas que afetam o funcionamento do sistema

O sistema start stop desliga o motor do automóvel de forma automática quando ele para e volta a ligá-lo, instantaneamente, quando o motorista deseja movimentar o veículo.

O sistema tem como objetivo diminuir o consumo de combustível. Além disso, foi projetado pensado para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera. 

Problema: Start-Stop inoperante, falhas que afetam o funcionamento do sistema.

Veículo: Fiat Argo e Fiat Cronos
Motores: 1.0 6V GSE, 1.6 8V GSE, 1.8 16V E.Torq

Sistema Start & Stop pode deixar de operar corretamente devido as seguintes causas:

  1. Falha que ocorre tratando-se do sensor IBS (Sensor Inteligente da Bateria) não calibrado, representado na BCM (Módulo de Controle da Carroceria) em DADOS, quando o status indica VERDADEIRO.

    Esse parâmetro pode ser verificado na BCM (Módulo de Controle da Carroceria) na aba DADOS (CALIBRAÇÃO IBS) ele tem de apresentar o valor FALSO para que o sistema Start-Stop funcione perfeitamente.

  2. Falha comum ocorrendo em relação ao status de carga da bateria abaixo do especificado que é 76%, isso ocorre com mais frequência em veículos que rodam pouco no dia a dia.

    Esse parâmetro é verificado na ECM (Central de Injeção) na aba DADOS (STATUS DE CARGA DA BATERIA).

  3. O sistema também deixa de funcionar caso os parâmetros da bateria (SOC, SOH, SOF) estejam incorretos, ou seja, indicando VERDADEIRO. Para verificar os parâmetros da bateria acessar o BCM (Módulo de Controle da Carroceria) na aba Dados

    O correto é que o status dos parâmetros (SOC, SOH,SOF) indique FALSO.

Possíveis soluções encontrada na falha:

Caso o parâmetro do sensor IBS indique verdadeiro, está fora do padrão e deve-se fazer a calibragem do sensor IBS:

  • Fechar as portas, utilizando a chave;
  • Deixar em repouso por um período acima de 3h e o sensor IBS será calibrado.

Em relação à correção do status de carga da bateria abaixo do especificado que é 76%:

  • Solicitar recarga da bateria e verificar seu estado de saúde com equipamento específico, caso estado de saúde esteja ruim, substituir a bateria.

Os parâmetros SOC, SOH e SOF, são dos estimados por cálculos matemáticos durante a medição com equipamento apropriado, caso estejam comprometidos a bateria deve ser substituída:

  • SOC – State Of Charge – É a capacidade atual (instantânea) da bateria. É a quantidade de capacidade que resta após a descarga de uma condição de carga máxima.
  • SOH – Está frequentemente relacionado à perda de capacidade nominal da bateria. Quando a capacidade reduz para 80% da capacidade inicial, considera-se que a bateria atingiu seu fim de vida. SOH tem uma correlação
    inversa com a resistência.
  • SOF – State of Function – Descreve como o desempenho da bateria atende às demandas reais durante as condições de operação.

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